quarta-feira, maio 04, 2011

Dra. Mariluza Terra – Destaque: Médico (Projeto Transexualismo)

Dra Mariluza Terra é a coordenadora do projeto de transexualismo, realizado no Estado de Goiás. O trabalho é executado desde 1999, quando a mesma recebeu o convite do então diretor do Hospital das Clínicas, Dr. Rodopiano Florêncio. Assim formou-se uma equipe multiprofissional que ainda está no comando do trabalho, onde Dra Mariluza atua na solicitação de exames, prescrição de medicações, além de dar o aval para o início da hormonioterapia.A médica também faz o acompanhamento pré e pós-operatório. A profissional que é também psicóloga, tem especialização em ginecologia obstetrícia, e nos explica que as duas áreas são fundamentais para sua atuação no projeto. A médica ainda conta que realiza um trabalho com a sexualidade de casais, fato que motivou o recebimento do convite para atuar no Projeto Transexualismo, o que, aliás, foi um desafio “A experiência com a transexualidade foi sendo construída, tive que buscar e aprender, não existia nessa época nada no Brasil que pudesse nos dar um conhecimento consistente para um trabalho integral sobre sexualidade”.  Segundo Dra. Mariluza, hoje a maior luta é com relação a melhoria das técnicas cirúrgicas e também a busca de profissionais “Buscamos sempre o melhoramento das técnicas, vamos a congressos internacionais, procuramos conhecer novos procedimentos e trazer novos profissionais. Hoje contamos com uma equipe extremamente pequena, é muito trabalho para poucas pessoas. Isso impede que amplie e atenda mais pacientes”. Ela ainda conta que no Brasil há quatro centros que realizam este trabalho os quais estão localizados no Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e aqui em Goiás, informando ainda que Goiás tornou-se referência nacional e atende pacientes de todo País.  Por fim, Dra Mariluza conta sobre a receptividade dos pacientes “A grande parte dos pacientes está satisfeita com o resultado. Eles e elas têm essa consciência que estamos aqui realmente para melhorar a qualidade de vida em todos os sentidos, seja psicológico, físico ou social”.

2 comentários:

  1. Quero saber como começar o tratamento pelo sus de transexualidade, moro em MT e não temos esse tratamento aqui, sofremos vários preconceitos por parte dos médicos e já não aguento mais. Li várias matérias da Profª Dra. Mariluza Terra (HC/FM UFG) e quero saber como fazer pra entrar em contato com ela. Por favor me passem toda a orientação necessária pra começar esse tratamento.
    Obrigado e boa noite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kathia,
      Como vai?

      A Dra. Mariluza é uma ótima referência.
      Creio que você irá conseguir as informações que necessita, ok? Anote os contatos: (62) 3281-8080 e dramariluza@hotmail.com.

      Qualquer outra dúvida, entre em contato novamente.

      Obrigada!
      Lorena Dornela.

      Excluir