quinta-feira, setembro 24, 2015

Seduce Goiás inaugura projeto Enem Express

Evento foi realizado no Palácio da Música do Centro Cultural Oscar Niemeyer e contou com cerca de mil alunos concluintes do Ensino Médio



            Com a presença de mais de mil alunos concluintes do Ensino Médio na rede pública estadual, a secretária de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, Raquel Teixeira, lançou na manhã desta segunda-feira, 21/9, o Enem Express.
            A aula inaugural aconteceu no Palácio da Música, no Centro Cultural Oscar Niemeyer. Após o lançamento do projeto, os estudantes tiveram a chance de reforçar, em três aulões, conteúdos importantes das disciplinas de Matemática, Geopolítica e Língua Portuguesa.
            Aos alunos presentes, a secretária Raquel Teixeira lembrou que aprender é um ato individual que exige dedicação, comprometimento e força de vontade. “Ninguém aprende por meio do outro e vocês estão tendo agora, por meio desse projeto, uma oportunidade única de acesso a uma gama de conhecimentos importantes. Espero que aproveitem essa chance ímpar que a Seduce e o Governo de Goiás estão lhes oferecendo”.
            Raquel destacou que o objetivo da iniciativa é oferecer mais oportunidades de aprendizado dos conteúdos das disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa e Geopolítica. As questões abordadas no material didático foram inspiradas nas edições anteriores do Exame Nacional do Ensino Médio.
            A secretária ressaltou ainda que só o conhecimento é capaz de garantir a conquista de um trabalho bem remunerado, porta de acesso a uma melhor qualidade de vida para os alunos de baixa renda. “Nosso objetivo principal não é treinar nossos estudantes para se saírem bem nas provas do Enem, mas garantir o conhecimento necessário para a vida. Cada um de nós, para levantar voo na vida, precisa de conhecimento”.
            Segundo Raquel, a equipe de professores que se dispôs a ministrar as aulas é de extrema competência. São voluntários que viajarão todo o Estado para garantir um melhor preparo dos alunos que farão as provas do Enem nos dias 24 e 25 de outubro. São os professores Tales Mazzoccante (Matemática), a professora Joanede Aparecida Xavier de Souza Fé (Português) e Wanderson Corado (Geopolítica). Formada em Letras pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Joanede trabalha como consultora do Enem para diversas escolas particulares de Goiânia.
            A educadora conta que após a etapa inicial na capital, os aulões presenciais serão ministrados nos polos de Trindade, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Inhumas, Rio Verde, Jataí, Quirinópolis, Itumbiara, Goiatuba, Morrinhos, Piracanjuba, Palmeiras, Luziânia, Planaltina, Águas Lindas, Ceres, Goianésia e Uruaçu. O projeto será finalizado no dia 22 de outubro, em uma grande aula em Goiânia.
            A aula inaugural do Enem Express contou com as presenças de professores e diretores de diversas escolas da rede estadual, além do subsecretário Marcelo Ferreira (Metropolitana) e das subsecretárias Sonja Maria Lacerda (Anápolis), Cleide Maria Ribeiro Souza (Morrinhos), Idelma Maria Oliveira Silva (Aparecida de Goiânia) e Maria das Dores da Silva Costa (Trindade).
            Também participaram da solenidade os superintendentes Marcos das Neves (Executivo de Educação); Marcelo Jerônimo (Inteligência Pedagógica) e Ralph Rangel (Acompanhamento dos Programas Institucionais).


Revisão
            O Enem Express é exclusivo para alunos do 3º ano do Ensino Médio da rede pública estadual, inscritos na próxima edição do Enem. As aulas presenciais terão quatro horas de duração e foram pensadas como forma reforçar conteúdos e garantir maior aprendizado aos alunos. A previsão da Seduce é atingir um universo de 45 mil estudantes em todo o Estado.
            Os mesmos conteúdos da aula inaugural, ministrada na manhã desta segunda-feira no Palácio da Música, serão apresentados a uma nova turma de alunos nesta segunda à noite, no auditório do CPMG Hugo de Carvalho Ramos. Em Goiânia, o Enem Express continua até a próxima quarta-feira, 23/9, com aulas de manhã e à noite nos CPMGs Ayrton Senna e Vasco dos Reis. Depois disso, a equipe de professores voluntários segue para diversas outras cidades do interior do Estado.

            Além do Enem Express, a Secretaria também oferece aos estudantes do Ensino Médio outro programa preparatório, o Goiás Enem. Lançada em março, a iniciativa beneficia quase mil alunos de três subsecretarias. Na rede estadual de educação também há outras centenas de experiências implementadas nas escolas estaduais, por elas mesmas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário