sexta-feira, outubro 28, 2016

Almofadas de coração ajudam a aliviar dor de pacientes com câncer

Para auxiliar no pós-operatório de mulheres que passaram por mastectomia, 
voluntárias da Associação de Portadores de Câncer de Mama do Hospital 
das Clínicas (APCAM) produzem artesanato que conforta.



            Para confortar pacientes mastectomizadas parcial ou totalmente, as voluntárias da Associação de Portadores de Câncer de Mama do Hospital das Clínicas (APCAM) produzem almofadas em formato de coração, peça usada para colocar debaixo do braço da mulher e aliviar a dor e a dormência do pós-operatório. Essa iniciativa está presente na Loja Rosa, do Shopping Estação Goiânia, que vai até o final do mês como parte da campanha mundial Outubro Rosa.
            A ideia de criar essas almofadas é da enfermeira norte-americana Janet Mai, que após realizar a cirurgia para a retirada das mamas percebeu a necessidade de colocar algo embaixo do braço para aliviar a dor e dormência do pós-operatório. A ideia, então, se espalhou para o mundo inteiro e, mais do que fato de serem anatômicas, o formato fofo acalenta e alegra a paciente neste momento difícil. 
            O objetivo das almofadas não é a venda e sim a doação para as mulheres cirurgiadas e o simbolismo que elas passam, conta a psicóloga e vice-presidente da APCAM, Márcia Veloso. Além da questão física, “o aconchego que queremos transmitir a essas mulheres é muito importante, pois elas estão fragilizadas pela doença e se apegam ao coração, muitas vezes continuam o usando até mesmo depois de vencerem o câncer”, relata.
            Produzidas em oficinas realizadas pela APCAM, são utilizadas estampas delicadas e algodão para o preenchimento das almofadas. Uma dessas aulas aconteceu na quarta-feira (26), com entrada gratuita e aberta ao público.
            O superintendente do Shopping Estação Goiânia, Elimar Caetano Rosa, destaca o trabalho desenvolvido pelas voluntárias da APCAM, que “não dá apenas assistência para as mulheres que passam por tratamento de câncer, mas contribuem para uma melhor qualidade de vida durante o tratamento”. “Para nós é uma grande satisfação poder contribuir com iniciativas como a APCAM, que fazem a diferença na sociedade”, finaliza.


A Loja Rosa
            A Loja Rosa fica aberta até o dia 30 deste mês e comercializa diversos produtos na cor da campanha, como roupas, sapatos, tapetes e panos de pratos confeccionados pelos voluntários e pacientes integrantes da APCAM. Todo o dinheiro arrecadado será voltado para a própria instituição, que oferece apoio biopsicossocial e uma equipe multidisciplinar para os cerca de mil portadores da doença atendidos.

            Quem quiser contribuir com a associação também pode fazer depósito na conta corrente da instituição: 849981-0, agência 3311-1, Banco do Brasil, CNPJ: 01.443.975/0001-57.

Nenhum comentário:

Postar um comentário