quinta-feira, outubro 13, 2016

Athleisure é nova sensação da moda

Pensada para atender ao público que quer aliar conforto e estilo,
tendência estampa vitrines e ganha cada vez mais as ruas de Goiânia,
saindo do universo exclusivo das academias


            O look legging e camiseta não é novidade e proporciona versatilidade e casualidade ao visual. Contudo, um recente movimento na moda tem glamourizado esse estilo mais despojado, chamado de athleisure, uma combinação das palavras athletic e leisure, que em inglês significa atleta e lazer. A tendência consiste na criação de peças que podem ser usadas tanto para a prática de exercícios e esporte (a conhecida activewear) como para o dia a dia, ou seja, uma combinação que une conforto e estilo.
            O sucesso da athleisure se dá exatamente pela funcionalidade proporcionada, palavra de ordem nos dias atuais. As roupas são confortáveis e estilosas, o que permite tanto a prática de exercícios como o desempenho de atividades do cotidiano, inclusive para o ambiente de trabalho. O estilo ganhou força nas ruas, baladas e em ambientes sofisticadamente descolados nas principais metrópoles da moda como Nova York, Paris e Barcelona, e chegou com tudo ao Brasil, onde encontrou o ambiente perfeito - o clima tropical. Em Goiânia, mostra-se uma ótima pedida, especialmente para as goianas, que não abrem mão de estar em forma e não saem de casa sem estarem produzidas.
            A empresária Suely Martins Lopes, que há oito anos está no mercado da moda fitness casual, percebe que a aceitação desse tipo de roupa só cresce. “Nossos produtos são vendidos para vários Estados, do infantil ao adulto. Hoje vejo uma aceitação muito maior do público, as pessoas estão usando roupas que antes eram apenas moda de academia em todos os lugares. Assim, não ficamos tão restritos e, consecutivamente, estamos vendendo mais”, comenta a proprietária da DLS, no Shopping Estação Goiânia.
            A athleisure tem peças feitas com tecidos tecnológicos, com proteção solar, absorção de calor e tactel resistente à chuva entre outros. A tendência também traz modelos trabalhados com tecidos metalizados e brilho, transparências e recortes, usando estampas e cores fortes como o verde limão, o rosa pink e o berinjela. Nas peças, além leggings, shorts de moletom, maxi-camisetas, polainas, meias de cano longo e mochilas, tudo pensado na funcionalidade. Outro atrativo da tendência é a acessibilidade, pois são peças com um custo mais acessível, o que ajuda na hora de montar diversos looks.

Dica de estilo
            Contudo, a tendência pede equilíbrio, para que ninguém saia com cara de que acabou de sair da academia, por se tratarem de peças esportivas aconselha a personal stylist Adriana Galhardo. “É interessante usar peças com modelagens de academia, mas que tenham tecidos e texturas diferentes, por exemplo uma legging, mas que seja de couro, uma jaqueta bomber, mas que tenha um tecido de seda ou brilhante. Aconselho fazer um hi-low, mesclando as peças esportivas com outras de alfaiataria. Uma peça vibrante, de cor neon, pode ser combinada a outras peças neutras. Vestido mais estruturado com tênis”, explica. Adriana ressalta que para o ambiente profissional, o estilo só cabe em profissões informais, ainda assim evitando modelagens muito justas, barriga de fora e transparências.

Athleisure no mundo da moda

            Reflexo de que a athleisure veio para ficar é que inúmeras grifes nacionais e internacionais estão investindo nesse segmento. Marcas esportivas estão fabricando produtos mais versáteis e atraentes, como é o caso da Puma, que desenvolveu coleção com a cantora Rihanna; da Nike, que celebrou as Olimpíadas com criações do estilista da Givenchy, Riccardo Tisci; e da Adidas, que apresentou coleções sofisticadas com Yohji Yamamoto e Stella McCartney. No Brasil, a Animale acabou de lançar a linha Move, entre outros exemplos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário