quinta-feira, outubro 27, 2016

Artistas goianos celebram centenário de Frei Confaloni em vernissage

Evento, que acontece hoje 27/10, é aberto ao público e irá expor
30 obras inéditas inspiradas em trabalhos artísticos do religioso.



            Desde os tempos mais remotos, a arte vem sendo veículo das percepções, emoções e opiniões da humanidade sobre o seu cotidiano. Ao passo em que chamam atenção pela estética, as obras são instrumentos documentais de costumes, paisagens e pessoas que de alguma forma deixaram sua marca em seus respectivos contextos sociais e épocas. Em uma Goiânia ainda em fase de germinação, o italiano Frei Giuseppe Nazareno Confaloni foi um deles, ao utilizar o pincel para expressar com viés religioso os acontecimentos de uma cidade ainda em formação. Expoente do movimento artístico goiano, o religioso será homenageado com uma vernissage nesta quinta-feira (27/10), às 20h, no stand de vendas do Planet Consciente Garden.
            O evento, que antecipa as celebrações do centenário do frei, terá a participação de 30 artistas goianienses. Cada um pintou 30 telas inéditas, inspiradas no religioso.  Entre os expositores, estarão nomes conhecidos no cenário cultural regional, como Nonatto Coelho, Rosy Cardoso, Sanatan, Vânia Ferro e Valdir Ferreira. O evento será aberto ao público.
            De acordo com expositora Vânia Ferro, a vernissage é um momento importante de reconhecimento da inspiração que Confaloni simboliza aos artistas plásticos da cidade. “Com sua atuação e suas pinceladas clássicas e ao mesmo tempo contemporâneas, ele nos presenteou com uma rica bagagem artística, contribuindo fortemente com nossa evolução. A partir dele, tivemos uma nova visão do que é arte e do que é criação. A homenagem é fundamental, pois mostra como ele vem nos influenciando, ao passo em que relembramos a importância do seu trabalho”.
            Com suas telas, cores e atuação, o religioso ajudou a difundir o conhecimento artístico na Capital. De acordo com o presidente da Associação Goiana de Artes Visuais, Nonatto Coelho, Confaloni deu contribuições importantes para o que veio a se tornar o movimento artístico goianiense. “Trouxe um legado inestimável do renascimento cultural europeu, além de participar ativamente do cenário artístico do estado. Ajudou a realizar o 1º Congresso Internacional de Intelectuais em Goiânia, o que pode ser chamado de nossa Semana de Arte Moderna, foi idealizador da Escola Goiana de Belas Artes e foi fundador da Faculdade de Arquitetura da PUC Goiás, além de influenciar artistas como Siron Franco”.


Frei Confaloni
            Nascido em Viterbo, Itália, em 1917, Giuseppe Confaloni estudou a arte desde cedo, tornando-se pintor, muralista, desenhista e professor. Ao entrar para o apostolado, foi convidado pelo bispo Cândido Penzo, em 1950, a pintar 15 afrescos na Igreja do Rosário, na então cidade de Vila Boa, atual cidade de Goiás. Após o trabalho, ele permaneceu na cidade como pároco e introduziu a técnica do afresco. Mudou-se para Goiânia em 1952 onde dedicou-se à igreja e a arte com temáticas religiosas, explorando a figura humana.
            Foi nomeado primeiro vigário da paróquia de São Judas Tadeu, na Vila Coimbra, em Goiânia. Projetou e trabalhou na construção da Igreja São Judas Tadeu, onde atuou entre 1959 e 1965. Doava um de seus quadros para cada fiel que contribuía com donativos. Junto com Luiz Curado, foi idealizador da Escola Goiana de Belas Artes, onde lecionou pintura e desenho. Professor fundador da Faculdade de Arquitetura da então Universidade Católica de Goiás, lecionou desenho e artes plásticas.
            Conheceu Siron Franco e passou a emprestar a ele um estúdio para pintar, além de todo o material necessário para a execução do serviço. Com ele, pintou madonas, representações de Nossa Senhora, no ateliê do Convento São Judas Tadeu, que também ajudou a erguer. Morreu em 1977, vítima de enfisema pulmonar.
            No 10º aniversário de sua morte, ocorreram várias homenagens, como uma exposição retrospectiva na Galeria Frei Nazareno Confaloni e uma mesa redonda com artistas e críticos de arte, na UCG. Em 1991 ocorreu a Semana Frei Nazareno Confaloni, onde foi assinado o decreto para a construção do Museu Frei Nazareno Confaloni. Neste ano, teve início o processo de restauração dos Painéis Bandeirantes: Antigos e Modernos, realizados em 1953 e que retratam a construção das estradas de ferro em Goiás.


Vernissage à Frei Nazareno Confaloni
Quando: Quinta-feira (27/10), às 20h
Onde: Planet Consciente Garden (Central de Decorados da Consciente Construtora e Incorporadora - Av T-2, com T-55, Setor Bueno)
Entrada franca

Informações: (62) 3224-3737

Nenhum comentário:

Postar um comentário