sexta-feira, outubro 03, 2014

Hospital goiano é o primeiro do Brasil com Selo de Qualidade na área de Infectologia


Apenas 4% das instituições de saúde brasileiras possuem selo de qualidade dos serviços



                O Hospital de Doenças Tropicais Anuar Auad (HDT/HAA) é o primeiro hospital de infectologia do país a receber o reconhecimento e o segundo hospital público da Região Centro-Oeste a ter esse selo de qualidade. A unidade obteve, em 29 de setembro, o selo de qualidade ONA1, conferido pela Organização Nacional de Acreditação. “Uma conquista imensa para o usuário do SUS em Goiás. Ser um hospital com selo de qualidade ONA1 representa excelência em segurança do paciente”, comemora o Secretário de Estado da Saúde Halim Antonio Girade.
                Os administradores do hospital celebraram a Acreditação com o sabor especial de superação. “Em julho de 2012 encontramos o hospital num cenário muito difícil. Havia uma interdição ética, ou seja, uma situação em que considera mais seguro para o paciente ficar fora, do que dentro do hospital, para usar uma linguagem simplificada. Não haviam condições de se prestar um serviço adequado onde a emergência funcionava num corredor”, lembra o superintendente geral do ISG, André Guanaes.
                Para empreender as mudanças nesse quadro, ele foi diretor geral do HDT/HAA e junto com a equipe, promoveu ajustes, inserção de novas ferramentas e implementação de novos processos e serviços com o objetivo de melhorar a qualidade. Para a diretora geral do HDT/HAA Anamaria Arruda, a especificidade do setor de saúde, a quantidade de públicos vinculados, de condutas e tarefas a serem cumpridas fez do processo rumo à certificação, uma batalha que envolveu todos os colaboradores e começou com a vocação que o hospital sempre teve de priorizar a qualidade da assistência. “Abraçamos a qualidade como nossa visão de trabalho. Obtivemos prêmios diversos ao longo da história, mas sermos acreditados pela ONA é sem dúvida, o ápice de nossa luta em favor de uma assistência humanizada e integral”, explica Anamaria Arruda.

Como funciona a Acreditação
                Segundo a diretora de avaliação e certificação da ONA, Vanice Costa, a certificação Nível 1 se refere à segurança do paciente e dá início a um desafio permanente para a unidade: manter a acreditação Nível 1 e conquistar outros dois níveis, o Nível 2, relativo à gestão integrada e Nível 3, de excelência da gestão. “Pelo que percebemos da equipe do HDT, há uma motivação para a evolução contínua dos processos de qualidade”.
                A equipe da ONA, por meio do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES), promove primeiro um diagnóstico completo da unidade onde avalia desde a padronização dos documentos internos, o efetivo funcionamento das comissões, a dinâmica de processos da linha de cuidados com o paciente, até as capacitações dos servidores e colaboradores. A lista de verificação é extensa e incluí a implantação de mecanismos para verificação de resultados.
                A busca pelo selo é voluntária e conferida periodicamente pelo IBES, visando a melhoria contínua das atividades. Assim, hospitais acreditados são entidades reconhecidas pelo padrão de excelência em todas as etapas do processo ao combinar segurança com ética profissional, responsabilidade e qualidade do atendimento e ao procurar manter esse selo.

Reconhecimento
                Com apoio da gestão do ISG, as mudanças em curto espaço de tempo na unidade permitiram a legitimação do trabalho desenvolvido no HDT/HAA com menção honrosa do Ministério da Saúde em concurso nacional de Humanização que teve  o resultado divulgado este ano. A Emergência e Ambulatório do hospital foram reformados, o que agregou novos leitos ao hospital e impactou positivamente para pacientes e colaboradores. Além disso, um anexo com 30 novos leitos de isolamento e 10 de UTI está sendo construído pela Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop) nos fundos do hospital.
                Os números e o reconhecimento não significariam muito se não houvesse avaliação positiva pelos pacientes e acompanhantes. Pesquisas de satisfação dos usuários do serviço indicam que as metas estão sendo superadas e a qualidade nas atividades desempenhadas é notória. Segundo dados divulgados pelo Instituto Serpes, em setembro de 2014, o índice de satisfação de pessoas que utilizaram os serviços do hospital foi de 92%. Os resultados satisfatórios fortalecem a parceria da organização social com o governo do Estado de Goiás no desenvolvimento do hospital, revigorando a rede pública estadual de saúde.

Sobre o HDT/HAA
                Fundado em 10 de janeiro de 1977, tendo sido fruto da união dos antigos Hospital Osvaldo Cruz e  Hospital do Pênfigo de Goiânia, o Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT/HAA) é uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás que é referência para doenças infecciosas e dermatológicas como HIV/Aids, Tuberculose, Meningite, Hepatite, Tétano, Acidentes Ofídicos e Rábicos, Hanseníase, Pênfigo, Vitiligo, entre outras. Hospital com visão de Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária, o HDT/HAA presta atendimento eletivo e de emergência de Média e Alta Complexidade - devidamente referenciado pelos Complexos Reguladores Estadual/Municipal - em Infectologia e Dermatologia Sanitária.



Crédito: Sílvio Simões / Christina Santos







Nenhum comentário:

Postar um comentário