sexta-feira, outubro 09, 2015

5ª Feira de Troca de Brinquedos de Goiânia


Mais um Dia das Crianças chegou!  Que tal trocar brinquedos,
livros, cd's e roupas? É dia 12 de outubro, segunda, no Parque Vaca Brava 
 
                                                        Fotos da 4° edição da  Feira de Troca de Brinquedos de Goiânia

            Em um ano que tem como palavra da vez a "crise", repensar nossos hábitos de consumo é uma atitude mais do que necessária - é urgente! 
            Neste final de semana, com feriado, vamos realizar mais uma vez a Feira de Troca de Brinquedos de Goiânia, um evento 100% gratuito que tem o objetivo de promover a socialização e troca de brinquedos entre crianças de diferentes idades.
            Na Feira da Troca os adultos também têm sua vez! No ano passado abrimos a oportunidade para que os pais trouxessem livros e cd's para trocar e, claro, neste ano não seria diferente! Desta vez, eles também poderão trazer roupas!!
            Para participar é muito simples: traga seus objetos em boas condições. Não se esqueça de pegar uma esteira, lençol ou forro para estender na grama e expor os brinquedos e objetos. Levem também água, frutas e um lanchinho! Só não deixa para trás os resíduos, ok? Também pregamos aqui a coleta seletiva e separação do lixo.

Dinâmica da Feira:

EM CASA
            Separe juntamente com a criança os brinquedos. Todos devem ter bom estado de conservação. Juntos, nomeiem os objetos e coloquem em uma sacola. 

NO PARQUE
            Nosso foco principal são as crianças, portanto, toda atenção com elas é necessária!
            Quando as famílias chegam no parque são orientadas a estender suas esteiras, organizar os brinquedos e nomear cada um. Depois de tudo organizado é hora de andar por aí e escolher o que deseja trocar. Ao encontrar o brinquedo, a própria criança deve conversar com a dona daquele objeto e mostrar o que trouxe para trocar por aquele brinquedo. 
            Em hipótese nenhuma as crianças devem ser forçadas a trocar. Choros são comuns de acontecer, principalmente nos menores, portanto, paciência!! Converse antes com seus pequenos, mesmo assim, recusas podem acontecer.

Os pequenos escolhem, negociam e trocam. Pais não podem interferir!!

            Conforme orientamos em todo evento o interessante destas situações e instruir os meninos e meninas à respeito do uso consciente dos brinquedos: se você não usa mais, que tal trocar por outro que pode te trazer novas experiências?
            É comum ver os pais aflitos sobre as "negociações" dos fillhos, justamente porque determinado objeto custou caro quando adquirido. Nosso objetivo é mostrar aos responsáveis que a criança, muitas vezes, não se apega ao preço, mas ao significado, na aventura de brincar e imaginar.

Fotos da 4° edição da  Feira de Troca de Brinquedos de Goiânia

Doações
            Os brinquedos que não forem trocados poderão, ainda, fazer a alegria de outras crianças através da doação. Uma grande caixa de papelão fica sempre disponível para que tanto os objetos que não foram "negociados" quando aqueles levados especificamente para doação possam ser depositados ali. 

Cantinhos especiais
            Neste ano contamos com o cantinho da história, que fica pertinho de uma árvore cheia de livros infantis para consulta!
            Também recebemos o apoio de uma pediatra que estará disponível para uma roda de conversa com pais e responsáveis, o grupo Flor de Alecrim com Jogos Teatrais e  Benção da Deeksha, uma técnica de relaxamento.

Sobre a origem do evento
            As feiras de troca foram criadas pelo Movimento Infância Livre de Consumismo (Mclc)e o Instituto Alana (alana.org.br). Ao longo dos seis anos de ações na época das crianças e Natal, foram realizadas feiras simultaneamente em mais de 30 estados do Brasil. Em Goiânia o evento acontece desde 2012, sendo que em 2013 realizamos duas Feiras: uma no Dia das Crianças e outra no Natal. 

5ª Feira de Troca de Brinquedos de Goiânia
Dia 12 de outubro, segunda, das 9 às 12 horas, no Parque Vaca Brava (perto da casinha de manutenção)
Informações: Tetê Ribeiro / 81818724

                      Lana Paula Luna / 81920648

Nenhum comentário:

Postar um comentário