sexta-feira, outubro 09, 2015

Homeopatia como opção

Medicina homeopática ganha cada vez mais adeptos e espaço no meio acadêmico


            Contemplando mais de 2000 remédios diferentes, extraídos de substâncias vegetais, animais e minerais, a homeopatia é uma ciência médica secular. Ela se propõe a estimular o sistema imunológico, restaurando o equilíbrio energético do paciente com base nos sintomas relatados.
            Tida como um tratamento alternativo, a homeopatia vem ganhando cada vez mais adeptos que buscam um tratamento natural, preventivo e completo. Esse ramo da medicina trata não apenas da doença em si, ele se compromete em analisar o organismo do paciente de forma integrada.
            Compreendendo a importância desse estudo e visando promover esse conhecimento entre os alunos do curso de Farmácia, a Faculdade Estácio de Goiás mantém, desde 2011, um laboratório de homeopatia em Goiânia, que é o único da capital com equipamentos de agitação, os dinamizadores, essenciais para o processo de preparo das formulações.
            A ideia do projeto surgiu a partir da necessidade de propostas inovadoras para o curso, com o objetivo de preparar o aluno para desenvolvimento em atividades relacionadas à manipulação de preparações homeopáticas, seja para uso humano ou veterinário.
            Segundo Cláudia Cristina, professora do Curso de Farmácia, o medicamento homeopático é preparado através de uma farmacotécnica particularizada, a qual envolve etapas de diluições seguidas de agitações (sucussões).

            Fazer uso desses equipamentos dinamizadores não só agilizam o preparo das formulações, como também coloca os alunos mais perto da rotina vivenciada em uma Farmácia Homeopática. "É nítido o maior interesse dos alunos pelas atividades práticas, que abrange desde as formulações mais simples (doses únicas) até as mais complexas (complexos homeopáticos). Inúmeras são as áreas de atuação farmacêutica, mas vejo nessas aulas práticas um diferencial em relação aos alunos formados", explica a professora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário