terça-feira, dezembro 08, 2015

Festival Gastronômico de Alto Paraíso

Goiás Turismo realiza Primeiro Festival Gastronômico de Alto Paraíso,
que acontece de 10 a 13 de dezembro


            Um dos principais pontos turísticos de Goiás, a Chapada dos Veadeiros recebe pela primeira vez o Festival Gastronômico, que acontece de 10 a 13 de dezembro. Nos dias 10, 11 e 12 o evento acontece em Alto Paraíso e no último dia, 13, na cidade de São Jorge. O gastronômico é uma realização do Governo de Goiás por meio da Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo), em parceria com a Prefeitura Municipal de Alto Paraíso. A solenidade de abertura acontece no dia 10 de dezembro, às 11:30 h, na Paróquia Alto Paraísocom a presença do senhor governador Marconi Perilo e da primeira-dama Valéria Perillo, Presidente de Honra da OVG e madrinha do Circuito Gastronômico Goiás, o prefeito da cidade Álan Gonçalves Barbosa e a primeira dama Daniela Areias Cardoso Barbosa, o presidente da Goiás Turismo Leandro Garcia e o Diretor de Eventos da Goiás Turismo Frederico Costa. Logo após a solenidade de abertura, as 13h acontece a Abertura Gastronômica com os chefes Renato Valadares e Sagari.
            Alto Paraíso, na região da Chapada dos Veadeiros, foi a cidade escolhida para fechar o Circuito Gastronômico Goiás 2015, que passou por Pirenópolis, Cidade de Goiás, Goiânia e Região das Águas Quentes – Caldas Novas e Rio Quente. O 1º Festival Gastronômico de Alto Paraíso irá receber o melhor time de profissionais do Brasil para ministrar as aulas shows e também chefes locais. Dentre os nacionais estão Bela Gil, Paula Labaki, Ana Paula Jacques, Fabiana Pinheiro, Renato Valadares, Diego Badaró, Guga Rocha, Jimmy Ogro e André Barros. Entre os chefes locais teremos Uiter, Maria França, Ademir Santana, Arthur Barbosa, Rosane Santos, Gabriel Fleijsman e vários outros.
            Claro que não pode faltar as atrações músicas, e para animar a sexta-feira (11), Maíra e Rei do Gado e Fazendeiro. No sábado teremos a cantora, compositora, linda e muito talentosa Fernanda Abreu. O Chef Guga Rocha fará o lançamento do seu livro “Receitas da Minha Avó”, no sábado (12), e o Festival conta ainda com a Feira Gastronômica todos os dias. Toda a programação que acontece até sábado (12) em Alto Paraíso, será realizada na Paróquia/Praça do Bambu. Domingo (13) é dia de encerramento, agora em São Jorge, na Casa Cavaleiros São Jorge, com várias aulas shows e chefes renomados (ver programação completa abaixo).
            A Chapada dos Veadeiros é procurada principalmente por aqueles que querem aproveitar o contato com a natureza ou experimentar o seu lado esotérico, mas agora todos estes turistas e também a população, estudantes e profissionais da área de gastronomia terão um atrativo a mais, a gastronomia. Eles poderão conhecer, aprender e se deliciar com diversas atividades da área e curtir atividades culturais.
            A proposta do Circuito Gastronômico é provocar nas pessoas o interesse, o gosto e a necessidade de conhecer o potencial e a identidade cultural da região. Outro foco importante é a qualificação da mão de obra local por meio do envolvimento da Universidade Estadual de Goiás (UEG), do Sebrae Goiás e do Senac Goiás, com a realização de cursos e palestras dentro da programação do festival.
            O 1º Festival Gastronômico de Alto Paraíso faz parte da campanha Goiás, Lindo Demais!, da Goiás Turismo, que visa divulgar as belezas e os atrativos do Estado.



Festival Gastronômico de Alto Paraíso
Local: Alto Paraíso e São Jorge
Data: 10 a 13 de dezembro de 2015

DIA 10/12 – Quinta feira 
11:30 - Abertura Solene com participação do Grupo infantil Camerata Municipal de
violões e orquestra Kokopelli de flautas (Paróquia Alto Paraiso)
13h – Abertura Gastronômica – Chef Renato Valadares e Chef Sagari com uso de florais terapêuticos do Cerrado
19:00 as 20:30 Leitura do mapa astral do país e de Alto Paraíso – Lilian C. Moraes
21:00 - Chapa da rima - batalha de MC’s
22:40 - N’golo – show cultura herança africana 
00:00 - Pacatto do Alto e Banda

DIA 11/12 – Sexta feira
Local: Paróquia/Praça do Bambu
14:00 - O Buriti e suas múltiplas aplicações - Chef Fabiana Pinheiro
15:15 - As delícias de Alto Paraíso – Chef Gabriel Fleijsman
16:30 - A influência da Lua nos alimentos – Chef Paula Labaki
17:45 - A Cozinha tecnológica com sabores da terra – Chef Leandro Andrade
18:35 - Construção de sabores – Chef Jimmy Ogro
21:00 - Ação Bistrô Nômade na Confraria do Café - Chef Karla e sua Gastronomia vibracional preparando –Risoto de Pequi com gorgonzola –Risoto de buriti com creme de barú servidos com Moqueca de cajuzinhos do Cerrado e Chutney de mangaba
21:30 - Show com Maira Lemos
23:00 - Show com a dupla Rei do Gado e Fazendeiro

DIA 12/12 Sábado
Local: Paróquia/Praça do Bambu
13:00 - Vivência e aromoterapia com Luciane Schoppan (Vish Wa)
14:00 - Gastronomia Alternativa: Segredos e Encantos - Chefs Nives e Ana Paula
16:30 - Cor, sabor, textura, perfume e surpresa – Chef Guga Rocha
17:45 - O Charme e o sabor da carne suína – Chef André Rabelo
19:00 - Os encantos saudáveis de Bela Gil
21:00 - Chef DJ André Barros 
22:00 - Show Fernanda Abreu

DIA 13/12 Domingo
Casa Cavaleiros de São Jorge
13:00 - A Conexão de sabores entre Recife e São Jorge - Chef Renato Valadares 
14:30 - Gelados Gelatos, Refrescantes Refrescos - Chef Arthur Barbosa e Rosane Santos 
15:45 - Alimentação Viva e criativa – Chef André Barros 
17:00 - Cor, sabor, textura, perfume e surpresa – Chef Guga Rocha
18:15 - A magia do Cacau na terra dos cristais – Chocolatier Diego
19:45 – A cozinha de São Jorge falando sobre tradição e continuidade com Uiter e Maria França e os sabores de Goiás com chef Ademir Santana
22:00 - Doroty Marques e Turma que Faz


Nenhum comentário:

Postar um comentário