terça-feira, dezembro 22, 2015

Mães têm outras três opções de teste do pezinho para optar

O teste costuma ser realizado na unidade de saúde onde o bebê nasceu,
entre o terceiro e sétimo dia de vida.



            Extremamente importante, acredita-se que todo mundo já tenha ouvido falar sobre o teste do pezinho, também conhecido como triagem neonatal. O exame é feito a partir de sangue coletado do calcanhar do bebê e permite identificar doenças genéticas e congênitas (que se desenvolvem no útero). Exatamente por isso fazer o teste do pezinho em bebês recém-nascidos é essencial, já que as doenças identificadas pelo exame não apresentam sintomas no nascimento e, se não forem tratadas cedo, podem causar sérios danos à saúde.
            O teste costuma ser realizado na unidade de saúde onde o bebê nasceu, entre o terceiro e sétimo dia de vida. O Ministério da Saúde tem um programa nacional e o teste do pezinho básico é obrigatório por lei em todo o Brasil. Alguns municípios, inclusive, não permitem que a criança seja registrada em cartório se não tiver feito o teste do pezinho anteriormente.
            De acordo com Cynara Porto, pediatra do projeto Baby Home, o exame comum detecta quatro tipos de doenças. "O teste do pezinho comum, o básico, detecta fenilcetonúria, fibrose cística, hipotireoidismo congênito e anemia falciforme." No entanto, ainda segundo Cynara, há outros tipos de exames mais completos. "É possível, ainda, realizar os testes do pezinho ampliado, plus e master", explica a pediatra.
            Conforme Camila Cury, também pediatra do Baby Home, o teste ampliado detecta um problema a mais do que o comum. "O exame ampliado detecta todas as doenças que podem ser encontradas no exame comum e mais a hiperplasia adrenal congênita", conta. "Já o teste plus detecta todas as doenças dos outros dois exames e mais a deficiência de biotinidase, a galactosemia e a toxoplasmose congênita", acrescenta. "E, por último, o exame master, além de todas as doenças anteriores, também detecta a deficiência de G6PD, sífilis congênita, citomegalo virose congênita, doença de chagas e rubéola congênita", conclui.

Baby Home
            Quando pensamos na maternidade, logo nos vem à mente a imagem de uma mãe, confortavelmente sentada, com o bebê no colo ao sugar seu seio e ambos com semblantes suaves e serenos, experimentando alegremente o momento. Afinal, dizem que ter um filho é uma das melhores experiências da vida. Mas essa bela imagem nem sempre é exatamente assim, isso porque já nos primeiros meses da gravidez até um bom período após o parto algumas dificuldades, tanto para a mãe quanto para o bebê, podem surgir. Por isso, o acompanhamento médico não só é importante como também necessário. No entanto, nos primeiros dias de vida, a mãe e o recém-nascido podem enfrentar dificuldades para sair de casa e se encaminhar até um consultório. É aí que entra o atendimento domiciliar chamado Baby Home.
            Segundo as pediatras Camila Cury e Cynara Porto, que realizam o serviço em Goiânia, “baby home é um atendimento pediátrico domiciliar com uma metodologia inovadora que visa promover comodidade para a família e maior interação entre médico e paciente, desde os seus primeiros dias de vida”.  Ainda segundo as médicas, além de bem-estar, o serviço traz vantagens para o recém-nascido e para a mãe. “O baby home propicia maior comodidade, conforto e atenção nos primeiros dias de vida do bebê e diminui as ansiedades e dúvidas da família”, afirmam.

Sobre Camila Cury
            Camila Cury Rodrigues Costa é pediatra formada pela Faculdade de Medicina de Itajubá, Minas Gerais. Apaixonada pelo universo infantil, Camila é especialista em pediatria geral pela residência do Hospital Materno Infantil, em Goiânia, Goiás. A médica é atuante em consultório e sala de parto, com atenção especial para gestantes no preparo para chegada dos bebês, além de prestar o serviço de Baby Home.

Sobre Cynara Porto

            Cynara Porto Ferreira dos Santos é pediatra formada pela Faculdade de Medicina de Campos, com residência em pediatria no Hospital Materno Infantil. É atuante em serviços de UTI neonatal e sala de parto baixo e alto risco, também no Hospital Materno Infantil e Hospital Maternidade Vila Nova, além de prestar o serviço de Baby Home.

Nenhum comentário:

Postar um comentário