terça-feira, dezembro 22, 2015

Verão sem riscos

Especialista dá dicas para curtir dias de sol e calor sem prejudicar a pele



            As férias mal começaram e já provocam uma avalanche de pessoas - adultos e crianças - em piscinas, clubes e praias de todo o Brasil. Afinal, muita gente quer aproveitar os dias de descanso para curtir momentos de lazer ao ar livre ou fazer aquela tão esperada viagem com a família. No entanto, é preciso tomar cuidado para que o mesmo sol que garante um tom bronzeado no fim desse período não se transforme também no vilão da temporada.
            Todo mundo sabe, mas pouca gente coloca em prática dicas simples, repetidas por profissionais de saúde em todas as vésperas de verão, e que podem garantir a saúde da pele exposta ao sol. Como nessa época do ano as temperaturas estão mais elevadas e os dias, mais claros, os cuidados com a pele devem ser redobrados. É o que reafirma o professor de farmacotécnica da Faculdade Estácio, Alexandre Pereira dos Santos, farmacêutico e doutor em Ciências da Saúde.
            Segundo ele, o calor excessivo dessa época torna ainda mais difícil a tarefa de resistir às piscinas e atividades ao ar livre. "Por isso, é importante saber o que fazer", orienta. Conforme orientações da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o cuidado principal é o uso do protetor solar que contenha filtros UVA e UVB. "Outra dica importante é dar preferência à exposição solar antes das 10h e após as 16h, quando a incidência dos raios solares é menor", completa.
            Para Alexandre, é essencial que a pessoa que vai ficar exposta ao sol escolha protetores que contenham filtros UVA e UVB. "É interessante falar com um dermatologista ou farmacêutico para identificar qual o melhor protetor para a ocasião e tipo de pele", explica. De acordo com o professor, a Sociedade de Brasileira de Dermatologia orienta o uso de protetores com fatores de proteção acima de 50. "O ideal é aplicar pelo menos 30 minutos antes da exposição, para que seja absorvido pela pele", diz.
            Pereira salienta que é importante observar áreas do corpo que, geralmente, são preteridas durante os cuidados com o sol, como as orelhas e os lábios. "Essas áreas estão sujeitas ao câncer de pele e não podem ser esquecidas", ressalta. A reaplicação do protetor deve ser feita em, no máximo, duas horas. O intervalo, no entanto, fica menor em caso de suor excessivo ou mergulhos prolongados.
            Além do protetor, essencial para quem quer proteger a pele dos efeitos nocivos do sol, Alexandre recomenda outros aliados, como chapéus, viseiras e óculos escuros. "Os olhos pedem atenção especial. Por isso, é preciso cuidado com a escolha do acessório, para garantir que lentes de baixa qualidade e sem filtro solar não prejudiquem a visão", emenda. Para quem prefere a sombra, o professor aconselha tendas e barracas de cor clara, que refletem os raios solares. Hidratação e alimentação leve fecha o pacote de proteção para dias de diversão e calor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário