terça-feira, abril 04, 2017

Conheça os recursos interativos da TV digital no Brasil

Menus dinâmicos, notícias em formato de texto e galerias de fotos estão entre os recursos disponibilizados pelas emissoras para interagir com o telespectador.



            Até 2018, todas as capitais e algumas cidades do interior do Brasil estarão adequadas ao novo padrão nacional de transmissões digitais de TV. O sinal digital traz mais que qualidade de imagem e som. Uma das novidades é a interatividade, que oferece ao telespectador conteúdos adicionais que complementam a programação das emissoras.
            Essas novas possibilidades permitem ao telespectador expandir sua experiência com os programas por meio de conteúdos adicionais em menus interativos, como informações de bastidores, galerias de imagens do programa, anúncios de produtos relacionados, previsão do tempo e notícias em texto – tudo gratuitamente. Em Goiânia e região, algumas emissoras de televisão estão disponibilizando os recursos interativos por meio do sinal digital, como a TV Câmara e Senado.
            Para a TV Câmara, a televisão é o meio ideal para disponibilizar recursos interativos. Em 2017 será realizado um teste deste novo formato em que serão exibidos na tela através dos menus interativos: a pauta de votações do plenário, informações adicionais sobre os deputados que ocupam a tribuna, como contatá-los, o teor das emendas de plenário e as informações do processo legislativo.
            Outro importante recurso da TV Digital é a multiprogramação, que possibilita assistir programas diferentes em um único canal de TV. O recurso é oferecido pela TV Senado e já está à disposição do telespectador.
            Para Alberto de La Peña, coordenador de programação da TV Senado, “no caso dos canais público-institucionais, a multiprogramação representa um melhor aproveitamento do orçamento público em prol da sociedade. É entregar mais, de um modo melhor. Isso vale para os canais dos três poderes: legislativo, judiciário e executivo”.
            Para a diretora da coordenação de Rede Legislativa de Rádio e TV Digital, Evelin Maciel, “a multiprogramação é a ferramenta encontrada pelo Poder Legislativo para abrir o sinal de suas emissoras legislativas em um projeto associativo que busca universalizar o acesso da população a estes canais, ao menor custo para a sociedade brasileira”. 
            “Inovar, hoje, na área da comunicação significa encontrar um sistema adequado aos novos tempos. A televisão precisa se transformar, mas mantendo a essência que a tornou a preferência nacional, presente em 98% dos domicílios brasileiros” comenta Nilson Roberto da Silva, gerente de projetos e relacionamento de rede da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Sobre a Seja Digital

            A Seja Digital (EAD - Entidade Administradora de Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais TV e RTV) é a empresa responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico e digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para  TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário