terça-feira, abril 25, 2017

Rinomodelação: Benefícios de uma intervenção sem cortes

Nova opção nos consultórios de cirurgia plástica resolve
problemas de harmonia e tamanho do nariz.



No centro da face e com papel fundamental na harmonização do rosto, o nariz é motivo de reclamações de muitas pessoas pois, por menor que seja a imperfeição, ela não é fácil de ser disfarçada. No entanto, já existe nos consultórios de cirurgia plástica um novo procedimento que promete resolver tais incômodos de forma pouco invasiva, a rinomodelação. 
Relativamente novo no mundo das intervenções, a alternativa é cada vez mais utilizada nos consultórios, como conta o cirurgião plástico Adhemar Júnior. Por não ser cirúrgico, é realizado com anestesia local e sem necessidade de internação. “Trata-se de um procedimento simples, feito no próprio consultório, com rápida recuperação e que não demanda afastamento das atividades habituais, inclusive exercícios físicos”, explica o médico.
            Na rinomodelação é feita a aplicação de ácido hialurônico no nariz com o objetivo de deixá-lo mais harmônico a partir do entendimento de que nem sempre a solução é diminuir e sim melhorar a proporção entre as áreas. Um exemplo é quando o dorso do nariz tem um ossinho alto ou quando dar mais volume na ponta ou na base superior, próxima aos olhos, já deixa a aparência mais harmônica. Também é possível modificar os ângulos nasais, tanto o nasofrontal quando o nasolabial, afinar, corrigir depressões e assimetrias, entre outros. 
O procedimento, porém, tem suas limitações. “Para aqueles que demandam pequenas mudanças, como levantar ou afinar um pouquinho a ponta e disfarçar uma pequena imperfeição óssea é uma ótima alternativa. No entanto, não é indicado para aqueles que necessitam grandes modificações no nariz para harmonizar a face” esclarece Adhemar. Outro item que pesa na lista dos “contras” é a não duração em longo prazo pois, apesar de não oferecer grandes riscos de alergia ou intolerância, já que o ácido hialurônico é um componente natural do organismo, o efeito dura em média 12 meses. 

Mesmo sendo um procedimento simples e rápido, a rinomodelação deve ser feita por um cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), já que “existem fatores relacionados à anatomia e à própria indicação que podem ser responsáveis por grandes tragédias. Essa é a maior recomendação. Procure por um profissional sério”, alerta o cirurgião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário