quinta-feira, agosto 24, 2017

Evento apresenta lazer, diversão e cultura gratuitos para a família neste sábado

Fotos: Tiago Cantuá / Alex Malheiros

Contando pela primeira vez com parceria do Instituto Gustav Ritter, o evento levará, 
a partir das 16h, muita dança, música, teatro, acrobacias e brincadeiras para o Pet Place Consciente. Evento ainda terá feira de artesanato e de gastronomia
  


Dança, música, acrobacias, muitas brincadeiras infantis, teatro, muita arte e diversão até para os animais de estimação e seus donos. Essas e outras atrações, oferecidas gratuitamente, aguardam os goianienses na primeira edição do Circuito Arte Consciente em 2017, marcada para o próximo sábado (26/08), entre as 16h e 21h. O evento, que terá ainda feira gastronômica e de artesanato será realizado na T-29 esquina da T-44, no Setor Bueno, onde está instalado o Pet Place Consciente.
Contando com a parceria do Instituto de Educação Gustav Ritter, o Circuito Arte Consciente terá apresentações, realizadas por alunos e professores, de tecido acrobático, teatro de sombras e mudo, sarau de poesias e um show de calouros ao estilo “brega e chique”, eles farão imitações de artistas famosos. De acordo com o coordenador do Núcleo de Teatro do Instituto, Edson Fernandes, a intenção é divertir e mostrar as possibilidades que a arte tem de atrair a atenção das pessoas. “Muito interessante essa interação de cultura, arte e sustentabilidade. É assim que se constrói uma nova sociedade”.
Outra atração cultural do evento será a apresentação da companhia Circo Bambulengo, comandada pelos palhaços Canelinha, Massaroca e Mulambo. Na oportunidade, eles irão encenar a peça Boi Marronzinho, que conta a história de um boi que tenta resgatar os irmãos do estômago de uma cobra. O espetáculo será encenado por meio de várias técnicas de manipulação de bonecos, como mamulengo, ventríloquo, marionetes e bonecos gigantes (com 1,80m de comprimento).



Sustentabilidade
A programação dessa edição do Circuito Arte Consciente contará também com a realização de oficinas de sustentabilidade para pets e seus donos e para a criançada. Nessa primeira, os participantes poderão aprender a reciclar roupas antigas, transformando-as em caminhas próprias para cães e gatos. De acordo com o coordenador de Responsabilidade Socioambiental da Consciente Construtora e Incorporadora, Felipe Inácio Alvarenga, o estímulo ao consumo consciente está no DNA do evento. “Todo mundo tem em casa muitos itens que não usam mais. Aqui valorizamos a transformação desses materiais em outros que venham a ter utilidade”, afirma Felipe.
Já na oficina voltada para as crianças, os baixinhos irão aprender a reaproveitar garrafas PET para criar pequenos vasos para plantas. A intenção, segundo Felipe Inácio, é aproximar as crianças da natureza e do conceito de sustentabilidade. “De forma divertida, elas vão trabalhar coordenação motora, a criatividade e entender os benefícios da reciclagem. Será uma aula prática de educação ambiental em forma de brincadeira”, ressalta coordenador de Responsabilidade Socioambiental da Consciente Construtora.



Mudanças
O Circuito Arte Consciente foi criado pela Consciente Construtora e Incorporadora em 2014, para atrair as famílias para usufruírem da Praça Conceito Consciente, que fica no Setor Marista e foi revitalizada pela empresa em parceria com a Prefeitura de Goiânia em 2012. Na época, o espaço ganhou diferenciais sustentáveis como painéis fotovoltaicos, turbinas hidrelétricas, lâmpadas de LED, piso tátil e poroso para favorecer a permeabilidade do solo entre outros itens.
Desde então, o evento tradicionalmente passou a ser realizado na Praça Consciente (na Rua 27 esquina com T-50, no Setor Marista), sempre aos terceiros domingos de cada mês do segundo semestre. Neste ano de 2017, o projeto sofreu alterações passando a ser realizado no Pet Place Consciente, no Setor Bueno, aos sábados. O novo espaço de utilização gratuita tem 414m² de área gramada e equipada com um circuito de treinamento para animais.
Mas apesar das mudanças, a tônica do evento continua a mesma: reunir as famílias, propagar manifestações culturais e artistas locais, ressaltar os valores da sustentabilidade por meio de ações de sensibilização sobre consumo colaborativo e do estímulo às brincadeiras tradicionais e pedagógicas. Inclusive, o novo espaço onde será realizada essa nova edição do Circuito Arte Consciente, abriga também o estande do Gaia Consciente Home, recente lançamento da Consciente Construtora e Incorporadora, que terá uma série itens sustentáveis como reaproveitamento da água das chuvas, pomar e horta na área comum e sistema de captação de luz solar para geração de eletricidade.




Serviço:
Assunto: Circuito Arte Consciente
Data: sábado (26/8)
Horário: das 16h às 21h
Local: Pet Place Consciente (Esquina da T-29 com a T-44, Setor Bueno. Próximo ao Hospital Neurológico)

Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário