sexta-feira, agosto 25, 2017

Meditação e relaxamento atuam na produtividade do trabalho, conheça a técnica Mindfulness

Especialista ensinou, em Goiânia, técnicas que
também favorecem a formação de líderes



Médica, master coach e diretora da Escola de Meditação Shanti Condor Blanco, Silexi Solange Maris Menta ministrou, em Goiânia, no último dia 22 de agosto, às 20 horas, a palestra Mindfulness e Produtividade, no evento de lançamento oficial do II Congresso Internacional de Gestão Integral em Liderança e Coaching, que acontecerá em Goiânia, no mês de novembro. A especialista ministrou, para uma plateia formada de empreendedores, empresários e executivos, técnicas de meditação para aumentar a eficiência dos colaboradores no ambiente de trabalho.
De acordo com Silexi Menta, a meditação é uma prática que está sendo cada vez mais utilizada nas empresas, pois consegue aumentar a produtividade, alivia o estresse, reduz o absenteísmo, aumenta o engajamento e melhora o relacionamento interpessoal e a qualidade de vida, tudo isso por meio de processos químicos naturais do corpo potencializados pelo relaxamento do corpo no momento da prática da meditação. “Para garantir todos esses benefícios, basta utilizar-se de duas técnicas simples. A primeira delas é a respiração consciente, ou seja, parar e se concentrar totalmente, por ao menos dez segundos, na entrada e saída do ar nos pulmões. A segunda técnica, que pode ser utilizada juntamente com a primeira, é a atenção na música, tentar perceber todos os aspectos do som e se concentrar neles”, ensinou a master coach.
Silexi Menta também explicou que a meditação favorece a formação de líderes, uma vez que promove o autoconhecimento e a autoliderança nas pessoas. A consequência, segundo ela, é um aumento da produtividade e felicidade no trabalho. “Não existe sucesso sem autoconhecimento, todo esse processo tem o objetivo de fazer o indivíduo conhecer e entender seu próprio corpo. Uma pessoa que medita é mais focada, e toma decisões mais acertadas porque tem a mente mais clara”, afirmou.
A palestra Mindfulness e Produtividade marcou o lançamento oficial do segundo Congresso Internacional de Gestão Integral em Liderança e Coaching, que será realizado entre os dias 11 e 12 de novembro, em Goiânia. O evento é promovido pela Organização Condor Blanco Internacional.
  
Mudança de vida
master coach Ana Paula Mayarin, que iniciou a prática da meditação há um ano e meio, afirma que sempre foi uma pessoa muito agitada e acelerada, exercendo várias atividades ao mesmo tempo, e isso acabava fazendo com que ela perdesse a concentração e se desviasse do caminho, levando muito mais tempo para finalizar qualquer tipo de trabalho, até iniciar o processo de aprendizado e prática da meditação. “Com a realização diária das técnicas de meditação eu ganhei concentração, foco, disciplina e uma maior organização em todas as minhas atividades diárias, e isso me trouxe um aumento de performance profissional muito grande. Em resumo, a meditação me permitiu ficar concentrada em cada atividade ao seu tempo”, declarou Ana Paula.
Além do ganho de desempenho profissional, Ana Paula afirmou que a meditação foi uma grande ferramenta para conseguir enfrentar momentos difíceis em sua vida. “Na metade de 2016 fui diagnosticada com câncer de mama, e, num primeiro momento, fiquei psicologicamente muito abalada. O que me ajudou a aceitar o processo de tratamento e seguir de uma forma mais leve foi a meditação, me ajudando a ter um maior autocontrole físico e emocional, me deixando mais centrada para continuar com a terapia médica de cabeça erguida”, relembrou.


Harvard
Estudo publicado pela Universidade de Harvard, em 2010, mostra que quase a metade do tempo (47%) em que a pessoa permanece acordada é gasto com a mente no “mundo da lua”. Essa dispersão não só prejudica as atividades laborais, mas também influencia no humor. Com a meditação é possível desenvolver a capacidade de prestar mais atenção ao momento presente. Ela desenvolve foco e concentração, que favorecem o aumento da produtividade.
No ambiente corporativo brasileiro, o método está começando a ser conhecido.  No entanto, nos Estados Unidos, empresas como a seguradora Aetna, a rede social de negócios Linkedln, a gestora de fundos BlackRock, o banco Goldman Sachs e o Google já aderiram a essa prática.

Sobre a Condor Blanco
Condor Blanco é uma organização internacional que se dedica há mais de 35 anos ao desenvolvimento integral de pessoas e empresas. Conta com oito escolas: Liderança, Coaching Express, Free Mind, Kin Forest, Kai Woman, Bodhisattva, Meditação e Yaikins, assim como Academias que atuam em focos específicos de desenvolvimento e de capacitação.
As escolas entregam seus ensinamentos por meio de seminários (mais de 400 por ano) divididos em módulos, com mais de 100 horas de conteúdo teórico, prático e vivencial. Alguns seminários nas cidades, e outros na Montanha Condor Blanco, na região de Curarrehue, Pucón, no Sul do Chile. Com essa visão de desenvolvimento integral, Condor Blanco está presente em diferentes lugares do mundo, incluindo forte presença no Brasil.

Presença Condor Blanco no mundo
6 países
61 cidades
500 produtores
400 eventos por ano
12.000 clientes por ano participam das conferências, seminários, eventos, retiros e expedições
45 mil seguidores no Instagram
195 mil likes no Facebook

6 mil seguidores no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário