quinta-feira, agosto 31, 2017

Meninas Superempreendedoras

Sebrae Goiás e parceiros levam capacitação a jovens mulheres em situação de vulnerabilidade social. Ao todo 80 mulheres participam dos módulos do Programa Meninas Superempreendedoras implantado em Aparecida de Goiânia.
  


O Sebrae Goiás, em parceria com a Fundação Panamericana para o Desenvolvimento (PADF), com o Grupo Executivo de Enfrentamento às Drogas no Estado de Goiás (GEED) e com a Fundação Pró-Cerrado (FPC), está implantando, em Aparecida de Goiânia, o programa de capacitação para o empreendedorismo Meninas Superempreendedoras.
            O Meninas Superempreendedoras é uma é uma ação piloto do Programa WOMP! Women Power (Poder das Mulheres!), desenhado pelo SEBRAE, PADF e GEED, e visa promover a autoestima e as habilidades de jovens mulheres com idades entre 16 e 24 anos que vivem em situação de vulnerabilidade social. As mulheres jovens da região de Aparecida de Goiânia enfrentam uma série de riscos sociais, tais como abstenção escolar, baixa renda familiar, discriminação sexual e racial, gravidez na adolescência e dependência de drogas, entre outros. Esses fatores contribuem e são agravados por baixas qualificações profissionais e menores rendimentos de trabalho. Ao mesmo tempo, elas frequentemente são responsáveis pela renda familiar, mas permanecem à margem da sociedade sem caminhos claros para reverter suas situações.
As capacitações previstas no projeto atuam em dois objetivos: 150 mulheres jovens ganham maior autoestima e confiança por meio do Seminário de Empoderamento das Mulheres com foco em inovação e empreendedorismo. Destas, 80 têm acesso à capacitação de alto impacto voltada para mercado digital – startups – obtendo as habilidades necessárias para planejar pequenos negócios inovadores ou ocupar lugar no mercado de trabalho.
As participantes do programa fazem parte do programa Jovem Aprendiz, da Fundação Cerrado, e já atuam em grandes empresas da Região Metropolitana. “São jovens mulheres que já tem um grau de comprometimento. A ideia é que elas possam empreender em negócio próprio ou serem intra empreendedoras, implantando ações inovadoras dentro das empresas onde já atuam”, explica Priscila Vilarinho, analista da Regional Metropolitana do Sebrae em Aparecida de Goiânia.
Meninas Superempreendedoras vai de agosto a dezembro e é desenvolvido em duas etapas. A primeira composta pelo seminário e capacitações, e a segunda composta pelo trabalho de mentoria para as jovens mulheres realizado por empresários voluntários. As capacitações acontecem sempre às quintas-feiras, em duas turmas, uma na parte da manhã e outra à noite.
De acordo com Priscila, o programa implantado este ano servirá de piloto para próximas edições. “O projeto todo vai além da capacitação realizada nesta primeira versão. Vamos avaliar a aplicabilidade da metodologia e do conteúdo programático, fazer as adaptações necessárias e, para os próximos anos, ampliar as ações com a formação de redes de jovens mulheres empreendedoras, ampliar o número de jovens capacitadas e quem sabe promover premiações como viagens para conhecimento de outros projetos similares no Brasil e no mundo”, explica Priscila.

Áreas de atuação
Para um futuro breve, as previsões dão conta de que os empregos ou as ocupações no mercado para os jovens de hoje estarão fortemente relacionados a temas da ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Segundo o instituto americano STEM Education Coalition e pelo Departamento de Estatísticas do Trabalho dos EUA (BLS), mais de 9 milhões de empregos estarão ligados a essas temáticas até 2022.
O programa pretende contribuir com o acesso dos jovens à educação baseada na Ciência, Matemática, Tecnologia e Engenharia – STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics). Sendo um programa inovador, combina empreendedorismo com introdução ao tema inovação especificamente para jovens mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário