sexta-feira, setembro 20, 2013

Exercícios, ar livre e boa alimentação: uma combinação de saúde

Dia do Bem Viver ofereceu atividades físicas no Parque Cascavel


Quem passou pelo Parque Cascavel na manhã do sábado, dia 14, teve um grande estímulo para
começar uma vida saudável. No local, educadores físicos e nutricionistas orientaram o público.  O Dia do Bem Viver foi promovido pela CMO Construtora, que, inclusive, ofereceu, gratuitamente, um café da manhã saudável e aferição de pressão no estande do empreendimento Varandas de Copacabana, que já teve a primeira torre concluída e está sendo entregue aos moradores.
A ação visa a incentivar as pessoas a adotarem hábitos saudáveis em suas rotinas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica praticar, no mínimo, 150 minutos semanais de atividade física moderada para adultos. Incorporar exercícios no dia a dia ajuda a retardar o desenvolvimento de doenças crônicas, melhora as funções cardiorrespiratórias e musculares e fortalece os ossos.  “O importante é que as pessoas encontrem uma forma de se movimentar”, diz o educador físico Daniel Ayres, que atendeu as pessoas.  
Além disso, para o educador, é importante incentivar a população a aproveitar os parques públicos da cidade para se exercitar. Segundo pesquisas da Universidade de Edinburgo no Reino Unido, praticar atividades físicas ao ar livre melhora a pressão sanguínea, a autoestima, colabora no contato social e alivia o estresse. “Em Goiânia, as pessoas estão começando a adotar o hábito de aproveitar o ambiente aberto dos parques. Em cidades litorâneas, como no Rio de Janeiro, por exemplo, a população, inclusive, prefere exercícios ao ar livre do que em academias. Não temos praias, mas podemos usufruir da beleza dos nossos
parques”.

Diversão e queima de calorias
Um dos atrativos, entre os exercícios promovidos durante a ação, foi o slackline, que compreende práticas de saltos em cima de um elástico preso entre duas árvores, como numa corda bamba.  “Esse esporte gera uma série de benefícios para o corpo, pois se contrai os músculos como um exercício de força”, explica Daniel. Para os iniciantes, a corda fica a somente a 30 centímetros do chão.
Segundo o educador físico, a prática é indicada para quem faz caminhadas e corridas, por trabalhar bem o músculo das pernas. “É só subir na corda sem medo, pois os exercícios inciais não têm manobras”, comentou.  Ainda pouco usual em Goiânia, o slackline chamou atenção e foi sucesso entre adultos e crianças, que passaram pelo local e tentaram se aventurar na modalidade.

Lançamento Exposição Mosaico e Cores de Luiz Olinto

Data: 20 de setembro (sexta-feira)
Horário: 20h (Vernissage)
Local: Sala Opus de Arte
Endereço: Casa Opus Vaca Brava - Avenida T-5, em frente ao Parque Vaca Brava, setor Bueno.

Exposição Mosaico e Cores de Luiz Olinto
Horário: segunda a sexta das 9h às 19h e sábados e domingos das 9h às 17h
Local: Sala Opus de Arte

Endereço: Casa Opus Vaca Brava - Avenida T-5, em frente ao Parque Vaca Brava, setor Bueno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário