sexta-feira, setembro 20, 2013

Zanine de Zanini participa de Chá de IdeiasZ


Premiado em vários países, o designer carioca bateu papo sobre arte e criação em evento promovido pela City Soluções Urbanas

Zanine de Zanini
Maria Abadia Haich
profissional sobre arte e processo de criação. Um dos participantes, o arquiteto Léo Romano, destacou que “ hoje, o país vive um momento próspero para o design, já que várias das grandes indústrias moveleiras estão começando a investir no desenho das peças”. Zanine concordou e afirmou que “as marcas têm abraçado projetos conceituais e a aceitação cresce no Brasil e no exterior”, como prova disso.  


O designer carioca Zanine de Zanini participou do Chá de Ideias, promovido pela City Soluções Urbanas, em Goiânia.  A empresa é patrocinadora do evento Earq, de arquitetura e design, e aproveitou a presença na cidade do profissional de renome internacional para oferecer uma tarde intelectual e abrir, em primeira mão, o decorado do próximo lançamento, no Parque Areião. O evento reuniu arquitetos e designers convidados, que aproveitaram para conhecer o local, antes da inauguração oficial para o público, prevista para outubro. 
No bate papo, Zanine falou sobre as influências do trabalho do seu pai, o arquiteto e designer autoditata José Zanine Caldas, referência na arquitetura modernista do país, no projeto de móveis e pioneiro na reutilização de materiais. “Meu pai teve uma origem simples, que acabou influenciando na cultura do não desperdício e do reaproveitamento. A criatividade mora nessas circunstâncias, em achar novas soluções”, contou.
Além do DNA artístico, Zanine herdou a habilidade e a inquietude para mergulhar em novos projetos. Ele passeia, com maestria, em criações que utilizam madeira, plástico e reaproveitamento de objetos, como pranchas e skates. O profissional coleciona prêmios internacionais, como o Salão Casa Design, o maior reconhecimento da área na América, e participações em grandes feiras de design, como Milão e Nova York. Zanine também assina criações de móveis em marcas francesas e italianas.
Tanto talento chamou a atenção dos convidados, que aproveitaram a oportunidade para debater com o
Outro ponto discutido foi o design pelo viés da arte versus funcionalidade, levantado por Maria Abadia Haich, a frente da loja Armazém da Decoração. Para Zanine, “o conceito arte é subjetivo para cada um. Vale a pena possuir em casa uma peça ou objeto por sua beleza, e não pela utilidade. Porque até mesmo a funcionalidade é subjetiva - o que é útil para uns, pode não ser para outros, a percepção é única.  O que vale é a satisfação”.
Encerrando a tarde, o publicitário Marcus Vinícius Queiróz fez uma citação inspirada na mente criativa da norte-americana Apple, o empresário Steve Jobs, falecido em 2011. “ Quando o talento faz com o coração, não há limites. A liberdade de expressão é o maior estímulo para bons resultados”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário