segunda-feira, março 06, 2017

Atelier em Goiânia agrega consumo consciente e sustentabilidade as suas peças

Atelier Alberta aposta em minimalismo, exclusividade e
variedade de materiais para a criação de joias e acessórios.



Joias e acessórios que combinam a curadoria rigorosa de uma variada gama de materiais, inspirações e processos ao estilo clean/minimalista da designer e artista visual gaúcha Paula Zuchetto compõem o Atelier Alberta, marca nascida em Goiânia, no final de 2015. Adepta da tendência slow fashion, que agrega o consumo consciente à valorização da sustentabilidade dos processos de produção no mundo da moda, a marca tem como valores a singularidade das peças, as fortes e variadas referências ligadas às Artes, à Arquitetura e à Geometria e o respeito às matérias-primas, tornando seus adereços verdadeiras obras de arte colecionáveis.
“O que vestimos é parte da expressão das variadas identidades que assumimos no mundo. Acreditamos que a singularidade do nosso trabalho, que alia desde peças em cerâmica produzidas artesanalmente e metais banhados a ouro a componentes descartados de manufaturas, está relacionada a essa forma mais interessante de pensar a moda, como algo vivo e alto potencial transformador de objetos e sujeitos”, acredita Paula Zuchetto, proprietária e artista que assina as peças do Atelier Alberta. O resultado são acessórios minimalistas que destacam e maximizam o potencial de um look.


Processo criativo
Lançada em 2016, sua primeira série de acessórios alia inspirações também plurais, como a arquitetura Art Déco, formas espaciais e as cores e suntuosidade do Egito Antigo. Além das referências do repertório visual da artista, as formas, texturas e possibilidades dos materiais disponíveis no momento da concepção das peças conduzem a designer no seu processo criativo e de produção. Esses materiais são escolhidos criteriosamente de acordo com as possibilidades de composição e montagem. “Alguns materiais são totalmente artesanais, como as cerâmicas, para as quais faço todo o processo de modelagem e vitrificação. Outros são garimpados em descarte de manufaturas e manipulados posteriormente, como têxteis e os couros ecológicos. Há ainda as peças base em metal que são industrializadas”, detalha ela.


Perfil

     Natural de Caxias Do Sul-RS, a designer e artista visual Paula Zuchetto cresceu em São Borja, onde já na adolescência desenhava roupas para grupos de dança. Graduou-se em Artes Visuais na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), época em que transformava e vendia as bijouterias que adquiria. Em Curitiba-PR, onde morou por sete anos, iniciou, como hobby, sua primeira marca de biojoias, que tinha como principal característica o uso da cerâmica e de materiais naturais, como pedras e madeira; na mesma cidade, cursou Pós-Graduação em Design de Interiores na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Reside em Goiânia desde o final de 2015, quando criou o Atelier Alberta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário