quarta-feira, março 29, 2017

Influência vinda de fora também na decoração

 Arquiteto goiano André Lenza mostra como o nosso estado, um dos que mais recebe 
migrantes no Brasil, vive uma forte influência cultural e social de outras regiões.





            A miscigenação étnica e cultural sempre foi, e ainda é, uma característica marcante do povo brasileiro. Em Goiás isso não é diferente, afinal somos o Estado que mais recebe migrantes, vindos de dentro e de fora do país. Segundo dados do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos da Secretaria de Gestão e Planejamento (IMB/Segplan), 27% da população goiana é formada por pessoas nascidas em outras regiões brasileiras e do mundo.
            Em um mundo globalizado essa influência vinda de fora é ainda mais forte e presente em várias áreas, música, artes plásticas, culinária, moda e outras. No campo da decoração isso já é uma realidade e está sendo muito bem usado. Um bom exemplo são os projetos do arquiteto goiano André Lenza, que além de ter uma origem familiar de tripla nacionalidade (brasileira, norte-americana e italiana), já morou em São Paulo, onde se formou em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, morou alguns anos nos EUA e já esteve em mais de 30 países.
            Toda essa mistura cultural transborda em seus trabalhos, um exemplo é o projeto do decorado de 108m² do Flampark Residential Club, que mescla peças de artistas goianos misturadas a designers do mundo todo.



            Na sala, o destaque é Goiás, é o quadro “Mata” do fotógrafo goiano Naldo Mundim, que dá vida ao ambiente social da casa. Mas, o regionalismo está contextualizado por um elemento universal, que é a madeira que reveste toda a parede. Neste apartamento ele optou pela louro-freijó, madeira de tom castanho-claro-amarelado, de boa durabilidade e boa trabalhabilidade.
            Um trio de quadros no quarto do casal faz uma bela referência a mistura de raças, ao retratar a tribo indígena dos Carajás, que habitam a região dos rios Araguaia e Javaés, nos estados de Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Pará, no Brasil.
            Outra inovadora peça de designer que pode ser encontrada no decorado está no ambiente da churrasqueira, uma tábua de carne de Gregory Kravchenko. O designer brasileiro é do Rio Grande do Sul, porém tem Goiás como sua segunda casa. Como André Lenza tem a madeira como grande referência de seus projetos, ele está sempre de olho nas novidades desse profissional. Outro detalhe é o pendente acima da mesa de jantar, feito pelo renomado designer brasileiro Guilherme Wentz.
            Na cozinha, outra peça usada pelo arquiteto e que chama atenção é o criativo Espremedor Juicy Salif, de 1990. A criação é do designer europeu Philippe Starck, feita sob encomenda para a empresa italiana Alessi, marca muito presente nos projetos de André. O objeto atrai a atenção de todos de imediato por ser divertido e ao mesmo tempo um utensílio comum no dia a dia das pessoas.


Sobre o Flampark
            O apartamento decorado do Flampark Residential Club está aberto à visitação das 09h às 18h na Rua 56 Quadra B-8, Jardim Goiás, ao lado do Parque Flamboyant. O Flampark Residential Club, um empreendimento da Brasal Incorporações, possui 3 opções de plantas sendo: 88m² dois quartos, 108m² três suítes e 118m² com opção para três ou quatro quartos. O empreendimento está dentro de um condomínio clube e conta com uma área de lazer completa, com: piscina adulto e infantil, churrasqueiras, bangalôs, playground, sauna, SPA, salão de festas, adulto e infantil, espaço teen, kids e fitness, streetball e home cinema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário