sexta-feira, dezembro 06, 2013

Região metropolitana na rota imobililária


Desenvolvimento das cidades do entorno da capital atrai investimentos privados para melhorar a qualidade de vida da população


                Mais de um milhão de pessoas vivem nas cidades que cresceram no entorno de Goiânia. Segundo dados do Estado, são 19 os municípios compõem a região metropolitana de Goiânia, onde vivem mais 1,035 milhão de habitantes. É quase a população que vive na capital, 1,2 milhão. É para esse contingente que o mercado imobiliário tem voltado os olhos, levando para estas cidades - que recebem a alcunha de “cidades-dormitórios” - residenciais que oferecem mais qualidade de vida.
                Exemplo disto está acontecendo em Senador Canedo, a 24 quilômetros da capital. A cidade vem crescendo em ritmo acelerado nos últimos anos, impulsionada pela atividade industrial e de distribuição de combustível - além de ser endereço de muitos habitantes que têm vida profissional em Goiânia, mas aprecia o clima interiorano do município. A cidade irá receber, neste sábado, 7 de dezembro, o lançamento de um condomínio- horizontal, batizado como Reserva do Bosque.
                Ricardo Teixeira, diretor da URBS-RT Lançamentos Imobiliários, explica que o empreendimento foi desenvolvido para levar mais qualidade de vida a estas cidades - cujo perfil de moradias são casas construídas pelos proprietários em loteamentos. “Vamos levar um conceito de maior planejamento, mais sintonizado com as necessidades contemporâneas dos usuários”, diz.
                O condomínio terá casas de três quartos,  área de lazer completa, circuito de segurança e mais de 20 mil metros quadrados de área verde privativa. “O empreendimento está equiparado ao que o vem sendo praticado nos grandes centros e atende às exigências do público”, salienta Ricardo, em menção  à nova classe consumidora brasileira, a classe C, cada vez mais exigente, segundo aponta estudos nacionais de comportamento. O Reserva do Bosque está localizado próximo a pontos importantes de cidade, como o terminal de Integração e o Shopping Senador Center.

Crescimento
                Senador Canedo é uma cidade jovem, com emancipação do povoado datada de 1988, que pertence à microrregião de Goiânia. Nos últimos 20 anos, o município, sempre considerado uma cidade dormitório da capital, cresceu 172%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo censo de 2010, são cerca de 85 mil habitantes. Conforme o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, o município atingiu um dos melhores Índices de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do país, considerando longevidade (saúde), renda e educação. 
                A rodovia que dá acesso à capital, a GO-020, está recebendo duplicação das pistas e uma ciclovia. As melhorias vão beneficiar quem faz o trajeto diário de Senador Canedo à capital a trabalho, ou mesmo a lazer, já que um dos maiores shoppings do Centro-Oeste está situado próximo à saída sul da capital.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário