terça-feira, dezembro 10, 2013

Detran suspende 17 CFCs

                No Dia Internacional de Combate à Corrupção, o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) suspende cautelarmente 17 Centros de Formação de Condutores (CFCs). Essas empresas estão sendo investigadas na Operação Fraus, deflagrada, no dia 27 de novembro, pela Polícia Civil do Mato Grosso, que apura irregularidades em processo de obtenção de Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
                Dos 17 CFCs, oito foram suspensos até a conclusão do inquérito policial. Eles estão instalados nos municípios de São Luís dos Montes Belos (5), Uruana, Crixás e Paraúna. Outros nove CFCs de Goiânia (2), Itajá, Jataí (2), Aragarças, Anicuns, Firminópolis e Sanclerlândia foram suspensos por 30 dias. Algumas dessas empresas já haviam sido punidas anteriormente e devem ter o credenciamento cancelado após a conclusão do processo.
Desde 2011, o Detran-GO tem atuado com austeridade no combate às fraudes. Foram instaurados 148 processos disciplinares em desfavor de Centros de Formação de Condutores (CFCs), médicos e psicólogos. Desses, 17 foram descredenciados, 60 CFCs suspensos e 14 absolvidos. O restante dos processos está em andamento.
                Em março do ano passado, o Detran-GO publicou a portaria 127 proibindo a transferência de prontuário do Mato Grosso, Pará, Tocantins, Minas Gerais e Bahia para Goiás. A medida foi tomada após as Gerências de Fiscalização e de Auditoria verificarem a existência do esquema fraudulento, o que foi possível devido à prisão em flagrante de dois proprietários de CFCs, nas imediações do Detran-GO, ocorrida em março de 2012. Um deles tem o nome citado novamente na Operação Fraus.
                O Detran também intensificou a fiscalização dos processos para obtenção, renovação e adição de categoria de CNHs. Por semestre, são auditados cerca de 10 mil processos. No ano passado, 1.106 processos foram cancelados por irregularidades. Neste ano, outros 748 também foram cancelados. Mais de mil processos passam por auditoria atualmente. O Detran-GO alerta os candidatos a ficarem atentos e buscarem cumprir todas as exigência do Código de Trânsito Brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário