quinta-feira, agosto 27, 2015

Caixa Loterias leva projeto Experimentando Diferenças com exclusividade ao Flamboyant


Ação aberta ao público promove práticas de esportes adaptados entre os frequentadores do shopping. Além da presença de atletas medalhistas, destaque para atividades como futebol de olhos vendados e corrida de cadeira de rodas

 


            Percorrendo as principais cidades brasileiras, o evento Experimentando Diferenças, que é patrocinado pela Caixa Loterias, poderá ser conferido com exclusividade no Flamboyant Shopping, no período de 26 de agosto a 6 de setembro. O projeto tem a proposta de levar atividades esportivas desafiadoras, realizadas numa grande arena com a presença de monitores, onde o visitante tem a oportunidade de vivenciar modalidades do esporte adaptado. Além de games com simulação virtual de corrida e handbike, é possível, por exemplo, jogar futebol com os olhos vendados tendo uma bola sonora como estímulo ou conhecer o basquete a partir de uma cadeira de rodas. Oferecendo atividades gratuitas, materiais esportivos utilizados no Experimentando Diferenças são os mesmos usados por atletas profissionais, de modo a assegurar alto padrão de qualidade.
            Muita gente n
ão sabe, mas o Brasil é campeão imbatível no futebol de cegos há 13 anos. Troféus e títulos no basquete, judô, canoagem, atletismo, dentre outras modalidades esportivas adaptadas, são conquistas dos atletas brasileiros há muito tempo. Nosso sonho é que em 2016 ganhem, também, o coração da torcida brasileira, diz Fernando Rigo, idealizador do projeto.
            A superintendente regional da Caixa, Marise Fernandes de Araújo destaca que ao apoiar o projeto Experimentando Diferenças, a CAIXA reafirma seu papel como instituição referência nacional em responsabilidade social e contribuir para construir o sentimento de cidadania com a utilização do esporte como instrumento de inclusão social, educação, saúde, disciplina, superação e valores éticos e cidadãos.
            Por isso, a programação traz ainda, atletas que conquistaram ouro no Parapan-Americano de Toronto como Phelipe Rodrigues (Natação), Felipe Gomes (Atletismo), Matheus Rheine (Natação) e Yeltsin Jacques (Atletismo). Também está confirmada a presença de Lorena Spoladore, que garantiu o bronze para o atletismo brasileiro na modalidade salto em Distância T11, num momento marcante, onde o pódio foi todo brasileiro. Outro nome é Tito Sena (Atletismo). O maratonista não competiu em Toronto porque não existe sua prova no programa dos Jogos Parapan-Americanos. Também estará presente Débora Campos, do Tiro Esportivo, que apesar de sua modalidade não constar no programa dos Jogos, é a primeira mulher brasileira com vaga garantida nos Jogos Paralímpicos Rio2016.
            Para os atletas envolvidos, o contato com um público cada vez mais abrangente é bastante gratificante e motivador. “É um trabalho de divulgação que mexe com as pessoas. Elas saem com outra visão do atleta de paradesportos, avalia Ricardo Alves, o Ricardinho da seleção brasileira de Futebol de 5, considerado internacionalmente como o Messi da categoria.
           
Números
            Cerca de 120 mil pessoas já aceitaram o desafio de entrar na pele de uma pessoa com deficiência ao praticar esportes. A iniciativa, que chega pela primeira vez a Goiânia, tem a chancela do Comitê Paralímpico Brasileiro e é patrocinada pela CAIXA Loterias. Em sua 26ª edição e com um cronograma que se estende até 2016, o projeto tem conseguido atingir o objetivo de dar visibilidade aos esportes adaptados para pessoas com deficiência e de conquistar o carinho da torcida brasileira. Para fazer bonito em 2016, a expectativa dos organizadores é que esta torcida esteja à altura dos desafios que eles vêm enfrentando.
            Apoio da Caixa ao Paradesporto - A CAIXA é responsável pelo repasse aos Comitês Olímpico e Paraolímpico Brasileiros de 2% da arrecadação bruta de todas as apostas efetivadas nas Loterias Federais, conforme determina a Lei Agnelo Piva. Os recursos oriundos de Loterias Caixa representam hoje a permanente garantia de realização do programa de fomento ao esporte paraolímpico, colocado em execução pelo CPB. Uma espécie de coluna vertebral da estrutura que o Comitê põe a serviço da consolidação do esporte paraolímpico no Brasil. Principal agente financeiro das políticas públicas de desenvolvimento social, a CAIXA, ao investir no paradesporto brasileiro, mais do que propiciar aos atletas de alta performance condições essenciais de treinamento em competições e torneios nacionais e internacionais, valoriza a inclusão social, a educação e a descoberta de novos talentos.
 
Experimentando Diferenças
Onde: na Praça da Cúpula - Piso 1 do Flamboyant Shopping

Quando: de 26 de agosto a 6 de setembro, no horário de funcionamento do shopping

Nenhum comentário:

Postar um comentário