terça-feira, agosto 11, 2015

Começa hoje a 17ª edição do Fica Goiás




            O Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), edição 2015, dá as boas vindas ao público hoje, dia 11 de agosto, em uma cerimônia de abertura realizada às 19h, no jardim do Palácio Conde dos Arcos, na Cidade de Goiás.
            Na solenidade oficial, estarão presentes o governador Marconi Perillo, secretária de Educação, Cultura e Esporte Raquel Teixeira, autoridades e representantes da cultura. Em seguida, a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás promove uma apresentação especial com a participação do cantor Marcelo Barra.
            Através de uma homenagem às trilhas que embalaram grandes obras cinematográficas, o concerto desenvolvido pela Orquestra Jovem será dividido em duas partes. A primeira refaz canções-ícone do cinema, a exemplo do longa-metragem Psicose, dirigido por Alfred Hitchcock, ou ainda do filme Star Wars, fenômeno mundial baseado nas histórias de George Lucas. Os clássicos da cultura pop também fazem parte do repertório, como a série Piratas do Caribe, dirigida por Gore Verbinski.
            Além das composições instrumentais, a orquestra convida o cantor Marcelo Barra e o violonista Nonato Luis para apresentar canções regionais. De acordo com o maestro Andreyw Batista, a proposta é de que o show envolva cultura, cinema, música e artes. “O repertório é bastante abrangente e buscamos a interação com o público, principalmente quando se trata de um festival audiovisual”, reitera.
            Fundada em 2001, a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás oferece a crianças, adolescentes e jovens o contato com o universo da música sinfônica. O trabalho abrange alunos iniciantes até o nível que possibilita seu ingresso em grupos profissionais. Composta por alunos do Instituto Tecnológico de Goiás Basileu França, a orquestra é dividida em cinco grupos, totalizando cerca de 200 membros.

Arnaldo Jabor
Fica 2015
            Em 2015, o festival chega à 17.ª edição levando uma programação reforçada nas áreas de cinema e meio ambiente, com cinco mostras de filmes, convidados de renome, Fórum de Cinema, Fórum Ambiental, oficinas, minicursos e exposições. Na área musical, serão 28 shows de artistas que fazem o melhor da música no Estado, além da abertura com a Orquestra Jovem e encerramento com a Orquestra Filarmônica de Goiás.
            O Fica 2015 tem o apoio da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima) e parceria cultural do Instituto Intersocial de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (Idesa). Também são parceiros do festival a Prefeitura Municipal de Goiás, Secretaria da Fazenda (Sefaz), Iphan, ABD Cine Goiás, IFG, UEG, UFG, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
            Toda a programação do festival é gratuita e aberta ao público.

Programação
            O Fica 2015 traz uma programação robusta de cinema, com mostras de filmes, oficinas, minicursos e laboratórios. Como o Teatro São Joaquim atualmente passa por obras de restauração, o Cinemão será o grande palco do cinema, em todas as suas linguagens. Serão exibidas as mostras Competitiva, ABD Cine Goiás, Fica Animado (infantil), Paralela e a Mostra de Vídeo UEG-Fica.
            Como no ano passado, o espaço será montado na unidade Sant'Ana da Universidade Federal de Goiás (UFG), na Praça do Chafariz, local onde também ocorrem os cursos e o Fórum de Cinema.
            Convidados de diversas áreas participam de encontros e debates com o público no Fórum de Cinema, como a atriz Camila Morgado, cineasta e jornalista Arnaldo Jabor, psicanalista e jornalista Maria Rita Kehl, antropólogo Vicente Carelli, cineasta e presidente da Ancine Manoel Rangel, diretor da SPcine Alfredo Manevy, atriz e apresentadora Mônica Iozzi, cineasta Walter Carvalho, psicanalista e jornalista Maria Rita Kehl e o antropólogo Vicente Carelli. O festival também tem como convidado especial o cineasta português José Vieira Mendes, da Green Film Network.

Walter Carvalho
Lançamentos
         O festival traz uma novidade nessa edição: o lançamento de três filmes nacionais. Na quarta-feira, dia 12, o público poderá conferir em primeira mão o longa-metragem Cartas de Amor são Ridículas, da diretora Alvarina Souza Silva. Na quinta-feira, 13, é a vez do lançamento do documentário Araguaia, com direção de Dagmar Talga, e no sábado, 15, de Cora Coralina – Todas as Vidas, de Renato Barbieri, que mistura documentário e ficção.

Meio ambiente
            O Fórum Ambiental contará com 5 mesas de debates, com temas como água, conservação dos recursos naturais e mudanças climáticas, trazendo os questionamentos: O que eu tenho a ver com isto? Como isto me afeta? O que eu posso fazer?
          Para o debates sobre mudanças climáticas, foram convidados os especialistas no tema Jean Ometto, coordenador do Centro de Ciências do Sistema Terrestre do Sistema Terrestre (CCST/Inpe), e Suzana Dias, coordenadora da sub-rede Comunicação e Cultura Científica da Rede Clima.
            Na mesa sobre a crise hídrica, participam o químico industrial e presidente do Instituto Trata Brasil, Édison Carlos, o doutor em Ciências Ambientais da UFG, Maximiliano Bayer e o atual secretário de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal, Paulo Salles. O cineasta Silvio Tendler, diretor dos documentários O Veneno está na Mesa I e II participa da mesa sobre alimentação saudável e agrotóxicos.

Camila Morgado

Mostra Competitiva 
            A Mostra Competitiva do Fica 2015 é composta por 21 produções, sendo 12 nacionais, 9 internacionais e, pela primeira vez, 7 filmes goianos. São 5 longas metragem, 3 médias  e 13 curtas metragem. Os filmes selecionados representam 6 estados brasileiros e o Distrito Federal: Goiás, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Pernambuco, São Paulo e Espírito Santo. Entre os países representados estão, além do Brasil, Venezuela, Suíça, França, Espanha, Reino Unido, Portugal e Índia. O festival recebeu a inscrição de 327 filmes (111 internacionais, 200 nacionais, sendo 55 goianos e 16 coproduções entre Brasil e outros países).

Homengagem: Frei Confaloni 
         Esse ano, o festival retoma a tradição de homenagear artistas goianos em seu cartaz. Nessa edição, é a vez de Frei Nazareno Confaloni, pintor muralista falecido em 1977 em Goiânia. Confaloni pintou 15 afrescos na Igreja do Rosário, na Cidade de Goiás, idealizou a Escola Goiana de Belas Artes, onde lecionou pintura e desenho, e foi um dos fundadores da faculdade de Arquitetura da Universidade Católica de Goiás (UCG), atual PUC Goiás.




Nenhum comentário:

Postar um comentário