sexta-feira, agosto 14, 2015

O amor de Dom Perlimplim com Belisa em seu Jardim

             


              A Cia. de Teatro Sala 3, completa 13 anos em 2015 e pra festejar a data, fará apresentações durante todo o mês de agosto em Goiânia e na sequência, iniciamos algumas cidades do interior como Anápolis, Cidade de Goiás, Pirenópolis, Jataí e Aparecida de Goiânia.
              A companhia tem a direção de Altair de Sousa e é formada por artistas profissionais da área teatral goianiense e é premiada no Brasil inteiro.
            O espetáculo o Amor de Dom Perlimplim com Belisa em seu Jardim, o espetáculo foi contemplado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Goiânia e pela Lei Goyazes, ele vem mostrar o universo trágico e cômico e supostamente surrealista de Federico Garcia Lorca, isso com extremo lirismo e delicadeza.
            Em 1933, “Amor de Dom Perlimplim com Belisa em Seu Jardim” estreava em Madri, obra originalmente escrita em 1928. Neste mesmo ano de 1933, um sucesso maior de Garcia Lorca também estreava em Buenos Aires, “Bodas de Sangue”. Diante das imensas possibilidades que abarcam a obra de Lorca, surge a inevitável questão: Por que montar um texto “menor” (como é tido por muitos) do renomado escritor, poeta e dramaturgo espanhol? A Cia. de Teatro Sala 3 responde a tal pergunta com o argumento de que este texto não é menos relevante, mas sim se trata de uma obra prima do autor, deslembrada em solo brasileiro. A peça é muito encenada na Europa e instiga debates relativos a valores arraigados em nosso imaginário, tais como o não aprofundamento nas relações, o culto exacerbado ao corpo e à beleza física e a efemeridade dos compromissos amorosos, em uma perspicaz discussão da condição humana.
            O espetáculo surge, então, das raízes das mais autênticas manifestações da identidade cultural acompanhadas das mais diversas linguagens da cultura popular. Entre elas, ressaltando a cultura brasileira e a cultura espanhola, trazendo a dança e o canto de forma que proporciona um universo de ritmos e fantasias que configuram uma linguagem cênica como herança e até mesmo como uma influência latina e espanhola.

Sinopse
            A criada Marcolfa, pretende-se livrar do seu amo Dom Perlimplim, assim como a Mãe de Belisa que também se quer ver livre da filha, e assim nasce um casamento de interesse. Embora, Belisa seja nova, ardente e maliciosa, enquanto Perlimplim se contentara com os livros: apesar da idade, ele é inexperiente com as
mulheres. O que tinha de acontecer, acontece!
            Esta peça de Lorca, que no início se assemelha a uma comédia ao gosto popular, transforma-se progressivamente numa tragédia, quer no conteúdo, quer na forma. Apresenta-se a dificuldade de compreensão de dois universos, o masculino e o feminino, que de maneira sintética e lúcida é aqui posta em prática, num registro, onde a poesia e a música são parte integrante da trama teatral.

Serviço
Datas: 16/08 – 18h
Local: Esplanada do Centro Cultural Oscar Niemeyer
Endereço: Avenida Deputado Jamel Cecílio, 4490
Entrada Franca
Gênero: Tragicomédia

Classificação: Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário