sexta-feira, agosto 14, 2015

Nova temporada do Circuito de Arte Consciente

Circuito de Arte Consciente inclui ponto de troca de roupas, livros e outros objetos pessoais para estimular hábitos sustentáveis. Evento oferecerá também atrações culturais gratuitas e gastronomia, a partir das 16h na Praça Consciente



            Quem gosta de cultura, integração e sustentabilidade tem lugar certo para ir no domingo, 16 de agosto, a partir das 16h. Começa a nova temporada do projeto Circuito Arte Consciente, evento que é realizado pelo segundo ano consecutivo para oferecer lazer e integração ao goianiense com programação gratuita.
            Entre as atrações, está o premiado espetáculo O Contador de Histórias do Cerrado, com manipulação de bonecos, da companhia teatral Arte e Fogo. A chef e nutricionista, Marcela Fernandes, realiza oficina de gastronomia saudável para crianças e adolescentes de 3 a 12 anos, que vão colocar a mão na massa e preparar pratos. Aula de zumba, piquenique literário, presença de 10 food trucks e barracas de artesanato também acontecerão durante o evento, que começa às 16h e segue até as 21h.  
            Os interessados poderão levar cangas, para se acomodarem no chão, além de bicicletas, skates e patins, já que as ruas estarão fechadas para o circuito. Em 2015, estão previstas mais outras quatro edições mensais do Circuito de Arte Consciente, até dezembro.

Goianiense poderá participar de feira de troca
            O brasileiro acumulou mais poder de consumo na última década e, com isso, comprou mais.  Mais roupas, sapatos, bijoux, livros, utilidades domésticas e outros objetos. A consequência foi o acúmulo de pertences e muita coisa acabou ficando sem uso, mesmo em bom estado. Durante o Circuito de Arte Consciente, o público poderá fazer trocas desses objetos neste domingo.
            Os interessados poderão levar qualquer objeto de uso pessoal que deseje trocar. No evento, a organização também oferecerá a biblioteca ambulante, para troca de livros.  Este é o chamado consumo colaborativo - também conhecido como Escambo 2.0 -, tendência mundial baseada em torno da Teoria dos 3 Rs, proposta por estudiosos da Sustentabilidade: redução do consumo de resíduos, reutilização dos produtos e reciclagem, ao final da vida útil. Crescente nas grandes capitais brasileiras, como São Paulo, a prática já é comum no exterior, inclusive pela internet. Nos Estados Unidos, por exemplo, essa ideia já vem provocando o uso colaborativo de carros, já que a intenção é de que as pessoas possam atender às necessidade umas das outras sem que precisem comprar novos itens.

Ações sustentáveis
            Outra ação sustentável que estará em atividade na Praça Consciente, será o ponto de recolhimento de pilhas, baterias, aparelhos de celular e outros eletrônicos de pequeno porte que possuem metais pesados e outros materiais tóxicos em suas composições. A medida visa evitar que de pilhas e baterias são descartadas de forma incorreta contaminem os lençóis freáticos. Após o evento, os itens serão levados aos centros de recolhimento que destinam os materiais aos fabricantes.
            O diretor de Responsabilidade Socioambiental da Consciente Construtora e Incorporadora, Felipe Inácio Alvarenga, explica que inclui as ações de sustentabilidade na pauta de cultura do evento para estimular novos hábitos no goianiense. 

Mais cultura e diversão
            Além do espetáculo O Contador de Histórias do Cerrado e da oficina de gastronomia saudável, tem mais atrações. Fora isso, haverá muita brincadeira. Oficina de bolinha de sabão promete divertir a meninada, que também vai se encantar com os personagens vivos que circularão na praça e participarão de piquinique literário.  Ainda, os presentes poderão curtir o aulão de Zumba, teatro Arte e Fogo, biblioteca e brinquedoteca. 


Serviço
5º Circuito de Arte Consciente – Etapa 1 – agosto
Quando: domingo (16/8), das 16h às 21h
Onde: Praça Conceito Consciente (Rua 27 c/ Rua T-50, Setor Marista)
Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário